Cantando a Matemática!
Título: Cantando a
Matemática
Professora Responsável: Greyce Michelinne Rocha Martins
INTRODUÇÃO: Entre
Matemática e Música existe uma grande relação, a qual muitos não conseguem
perceber, desde a estória de Pitágoras, famoso matemático que teve uma enorme
importância no desenvolvimento da música, até o uso da mesma para ensinar
conteúdos matemáticos. Este trabalho relaciona essas duas grandes “Ciências”
como forma de aprendizagem através da construção de paródias que trabalhem
diretamente com o conteúdo que está sendo visto no currículo do Ensino Médio.
OBJETIVO: Auxiliar na apreensão de
conteúdos dos estudantes na disciplina de Matemática, através de uma
metodologia de ensino que ofereça além de conhecimento, descontração e
interatividade.
JUSTIFICATIVA:
Com a observação do trabalho desenvolvido em outros bimestres, foi percebido
que estava faltando uma forma de chamar a atenção do aluno para o que estava
sendo trabalhado e a necessidade de ajudar na fixação dos conteúdos.
METODOLOGIA: São
feitas paródias com os conteúdos matemáticos que estão sendo abordados e essas
paródias são apresentadas aos estudantes no final de cada conteúdo como
complemento ao que foi ensinado. Um exemplo dessas paródias foi a que foi
utilizada para trabalhar Função Polinomial do 2º Grau:
Música Parodiada: RAP
DA FELICIDADE (CIDINHO E DOCA)
Paródia: RAP DA
PARÁBOLA (Profª Greyce Martins)
Eu só quero é ser feliz
Resolvendo a equação eu vou achar suas raízes
Então Báskara, eu vou usar,
x1 e x2, então, eu vou poder
marcar.
E também o c.
No plano cartesiano a parábola eu vou fazer
E a concavidade é o a quem
vai dizer
Se ele for positivo para cima ela vai ser
Mas se for negativo para baixo eu vou fazer
O vértice da parábola vai ser uma coisa louca
Corta a parábola no meio e diz
mais uma coisa
O ponto mínimo e o máximo eu vou conseguir numa boa
E o gráfico vai tá pronto e eu vou ser feliz à toa.
EXECUÇÃO DO PROJETO: Durante
todo o ano letivo.
Comentários
Postar um comentário